Existem muitas ações para recuperar dívidas vencidas e não pagas pelos clientes. Uma boa estratégia de cobrança utiliza um mix destas ações para conseguir entrar em contato com a carteira de inadimplentes. Geralmente essas ações são: contato telefônico, carta de cobrança, envio de SMS e email.
Todas estas ações possuem desempenhos e custos diferentes. Por isso, faz toda a diferença estudar e entender onde encaixar cada uma delas no seu processo de cobrança, levando em consideração o perfil do cliente, tempo de atraso da dívida e quanto sua empresa vai gastar com cada uma delas.
O envio de email de cobrança tem crescido muito nos últimos tempos e é o meio de contato com o menor custo até o momento. Por isso, é importante solicitar o correio eletrônico do seu cliente e atualizá-lo sempre que possível.
Veja agora cinco modelos de email de cobrança:
1. Aviso de vencimento
Vimos por meio desta apenas lembrar-lhe a data do vencimento do documento #número título#, no valor de R$ #valor do título# com vencimento em #data de vencimento#.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso.
Atenciosamente,
Nome da Empresa
2. Pagamento em aberto n. 1
Não identificamos, em nossos registros, o pagamento dos seguintes valores, até então em aberto:
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso.
Atenciosamente,
Nome da Empresa
3. Pagamento em aberto n. 2
CPF: #CNPJ/CPF#
Em nossos registros constam os seguintes valores em aberto:
#lista de títulos#
Solicitamos que entre em contato conosco para regularização do débito.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso e encaminhe o comprovante de pagamento para o e-mail: #xxxxxxxx@xxxx.com.br#, telefone #(xx) xxxxx-xxxx#
Cordialmente,
Nome da Empresa
4. Pagamento em aberto n. 3
Não identificamos em nosso sistema o pagamento do documento #numero título#, no valor de R$ #valor do título#, com data de vencimento #data de vencimento#. Deste modo solicitamos que o senhor(a) regularize sua situação junto a nossa empresa, ou faça um contato para esclarecimentos.
Estamos certos que o motivo do atraso foi causado por problemas circunstanciais e aguardamos contato para fazermos uma negociação.
Atenciosamente,
Nome da Empresa
5. Pagamento em aberto e serviços de proteção ao crédito
Analisando nossos arquivos, constatamos que o título #número título#, no valor de R$ #valor do título#, ainda encontra-se em aberto e vencido a mais de 90 (noventa) dias. Entre em contato com a nossa empresa o mais rápido possível para acertar esta situação e evite a inclusão de seu nome em serviços de proteção ao crédito.
Pontos importantes
Enfim, para que sua empresa ou área de cobrança tenha um bom desempenho na recuperação da inadimplência é necessário criar boas estratégias. Lembre-se que ações conjuntas e alinhadas tornam seu processo de cobrança mais eficiente e dinâmico.