O que é NF-e Denegada?

O que é NF-e Denegada?

Uma NF-e Denegada acontece quando o SEFAZ  identifica irregularidade fiscal que pode ser tanto do emissor quanto do destinatário da NF-e. No momento em que o emissor tenta autorizar a NF e, o Fisco do emitente fará as verificações usuais do processo de autorização e, somente no momento final, fará a crítica para saber se a nota é passível ou não de denegação. Como vimos essa validação só ocorre após a nota fiscal ter sido gerada e gravado por completo nos arquivos do SEFAZ. Ou seja, uma NF-e só receberá o status de “Denegado o uso” no final de todo o processo de emissão.

Isso significa que está NF-e existe de fato para o SEFAZ, seu número não poderá ser reutilizado diferentemente de uma NF-e rejeitada. Mesmo que ela não tenha valor fiscal deverá ser contabilizado e guardado pelo período de 5 anos. Agora vem a grande pergunta por que minha NF-e denegou?

Por que retornou NF-e Denegada?

De acordo com o SEFAZ existem 3 motivos para uma nota ser denegada, não há autorização do uso da mesma.
• ERRO 301 – IE do emitente em situação irregular.
• ERRO 302 – IE do Destinatário em situação irregular.
• ERRO 303 – Destinatário não Habilitado a operar na UF.
Somente ocorrerá a denegação por irregularidade do destinatário se a inscrição estadual do destinatário for informada e se o destinatário for Pessoa Jurídica. Se a inscrição não for informada, não ocorre a denegação, pois nesse caso há a presunção de que a operação não é entre contribuintes do ICMS, mas para consumidor Final.

Como resolver uma NF-e Denegada?

Quando uma Nota fiscal é denegada, pouco se pode fazer em função disso. Se o problema for com o emitente da nota fiscal deve-se procurar a SEFAZ para regularizar a situação. Se o problema for com o destinatário você oriente o seu cliente a regularizar a situação.

Como vimos a NF-e Denegada não tem valor fiscal mas deve ser lançada contabilmente e guardada pelo prazo legal exigido. Também vimos que caso a Inscrição estadual não for informada não irá acontecer a denegação. Mas deve-se ficar atento omitir ou alterar a Inscrição Estadual quando for contribuinte do ICMS é infração a legislação vigente.

Comente caso esse artigo lhe ajudou ou tirou suas dúvidas. Repasse para alguém que você saiba que essa informação seria útil. Conheça nossa ferramenta de gestão empresarial e inicie agora mesmo uma gestão profissional do seu negócio. E tenha ao seu lado uma equipe preparada para lhe ajudar em dúvidas e questões como está.

www.revanger.com www.erguvanhaber.com www.erzurumozelders.com www.tekirdagtabldot.com www.gebzesaadet.com www.balikesiryenihaber.com www.ucanbalonmugla.com www.aymaras.com www.buyukorduhaber.com www.ambushm.com www.trabzonpostasi.com www.yalovaradyotv.com www.internetedirne.com www.duzcepark.com www.butuncanakkale.com www.ssgolfhotel.com www.ispartaradyonet.com www.tokathaberi.com www.tokathabersitesi.com www.escortlarrize.net www.sivashbr.net www.sivashaberci.com www.manisaotolastik.com www.yeniyasamgorukle.com www.alanyamado.com www.manavgatx.com